Anuncio

gif

Projeto inovador busca aprimorar diagnóstico da seca no Ceará e impactar políticas públicas

Este projeto ambicioso teve como objetivo fundamental o aprimoramento do diagnóstico da seca na região cearense


Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

Em um evento que aconteceu na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em colaboração com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a renomada Universidade de Wageningen, na Holanda, revelou os resultados do notável Projeto "Diagnosticando a seca: dimensões, dinâmicas e diálogos".

Este projeto ambicioso teve como objetivo fundamental o aprimoramento do diagnóstico da seca na região cearense. A apresentação dos resultados não apenas gerou discussões acerca da integração entre pesquisa acadêmica e gestão pública, mas também visa aprimorar a modelagem de previsão, auxiliar na tomada de decisões e influenciar a formulação de políticas públicas que lidam com os impactos das secas.

Dentre os participantes ilustres estavam o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, e os respeitados pesquisadores David Walker, Sarra Kchouk, Germano Ribeiro Neto e Louise Cavalcante.

Marcos Jacinto, secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, enfatizou a importância desse projeto para a região semiárida do Ceará: "A perspectiva é a gente poder juntar as nossas ações e desenvolver políticas cada vez mais assertivas que dialoguem com a realidade do semiárido cearense e que possam de fato gerar impacto positivo na vida das pessoas."

A pesquisadora Louise Cavalcante destacou a abrangência e a importância do projeto: "O guarda-chuva desse projeto, o tema que perpassa várias componentes, são as dimensões humanas na seca. Porque muito se fala de seca dos aspectos físicos, da agricultura, da disponibilidade de água. Mas as componentes humanas, como a sociedade interage em um ambiente semiárido, a respeito das políticas públicas, dos agricultores e a relação deles com as diferentes disponibilidades hídricas, isso não é muito observado."

Louise também ressaltou o papel fundamental desempenhado pela Ematerce no projeto: "A interface prática aconteceu durante o desenvolvimento do projeto, quando a Ematerce entrou também como uma parceira muito importante nesse monitoramento, no diagnóstico de como a seca é sentida a nível local, para entender como as variáveis, além de físicas, da sociedade, são incluídas."

Além disso, a pesquisadora revelou que o projeto identificou cerca de 3 mil diferentes tipos de impactos, muitos dos quais não estão diretamente relacionados à seca, mas têm influência no bem-estar e na renda dos agricultores. Destacou também que os novos técnicos da Ematerce foram capacitados para realizar um diagnóstico mais abrangente, indo além do impacto na agricultura.

Por: Redação Caririensi


Postar um comentário

0 Comentários